Osmose Inversa
A Osmose Inversa é uma tecnologia eficaz e comprovada para produzir água desmineralizada ou desionizada, adequada para muitas aplicações industriais.
O que faz e como funciona uma osmose inversa?
A Osmose Inversa é muito eficaz no tratamento de águas salobras, superficiais e subterrâneas, tanto para grandes, como para pequenas aplicações de caudais. Várias Indústrias utilizam água osmotizada sendo elas, a título de exemplo, a indústria Farmacêutica, Alimentar, Papeleira, Produção de energia, Fabricação e acabamento de metais semicondutores, entre outras.
Para aplicações de qualidade de água mais exigentes que uma água osmotizada, poderá ser aplicada uma unidade de leito misto para aumentar a qualidade do permeado.
Um pré-tratamento adequado e uma monitorização do sistema de Osmose Inversa são fundamentais para prevenir reparos caros e manutenções não programadas. Se o sistema for projetado corretamente, implementado um programa de manutenção e mantido por uma equipa técnica especializada, um sistema de Osmose Inversa poderá produzir durante muitos anos água com alto nível de pureza.
Mediante a qualidade de água de partida e a qualidade de água que se quer produzir, seleciona-se o tamanho e a qualidade das membranas a instalar, e esta é a principal diferença de uns sistemas para os outros.
Benefícios de uma Osmose inversa
O grande benefício de um osmose inversa é a remoção até 99% dos sais dissolvidos (iões), partículas, coloides, orgânicos e bactérias de água de alimentação.
Escala comparativa dos diversos métodos de filtração/purificação da água e percentagem de remoção por membranas
Com esta capacidade de remoção de impurezas, sejam elas físicas ou biológicas, é possível condicionar praticamente qualquer tipo de água, para qualquer tipo de utilização, mediante as exigências de cada cliente.
A nossa solução
A Petrochem, juntamente com parceiros especializados, fornece o correto dimensionamento e funcionamento de um sistema de osmose inversa. Um pré-tratamento apropriado, utilizando métodos tanto mecânicos como químicos é crítico para evitar:
- Incrustações/scaling;
- Custos prematuros de falhas de produção das membranas (quantidade e qualidade);
- Custos dispendiosos com limpezas frequentes das membranas para garantir a continuidade e qualidade de água produzida.