Indicadores de combustível contaminado
Tem razões para acreditar que o diesel/biodiesel que utiliza está contaminado com bactérias ou fungos? Apresentamos alguns indicadores a ter em conta que poderão ajudá-lo.
- A necessidade na mudança de filtros é significativamente maior, isto é, há uma redução do tempo de vida do filtro;
- Substituição frequente de injetores;
- Vazamento excessivo dos gases do cilindro do motor ou aumento do consumo excessivo óleo lubrificante do motor, devido ao desgaste dos anéis;
- Desgaste prematuro de peças e acessórios de equipamentos, promovido pela ação microbiana no aumento dos níveis de corrosão e depósitos no tanque;
- Aumento no consumo de diesel/biodiesel (uma vez contaminado, não apresenta a mesma qualidade, pelo que a queima não é tão eficaz e obriga a aumentos no consumo);
- Descoloração do diesel/biodiesel – uma vez contaminado adquire uma cor acastanhada escura, em detrimento do típico verde amarelado;
- Odor a combustível apodrecido, uma vez que as bactérias sulfato-redutoras (SRB) promovem o aumento do teor de enxofre e acidificam o meio;
- Fumo negro resultante da queima em diesel/biodiesel contaminado, que não permite ao motor queimar eficientemente.