Operações Unitárias Físicas
Separação de hidrocarbonetos
Filtração / Adsorção
Tratamento de Lamas
Oxidação
Coagulação / Floculação
Estab. de pH / Precip. de metais pesados
SAIBA MAIS
Separação de hidrocarbonetos
A separação de hidrocarbonetos é uma operação unitária da natureza essencial no tratamento de efluentes que permite a remoção prévia de frações oleosas mais leves presentes no efluente, preparando-o para os processos seguintes de depuração de natureza química ou biológica.
O processo é muito utilizado na indústria do petróleo, postos de abastecimento, oficinas mecânicas e outras atividades que utilizam óleos e combustíveis. O mesmo conceito é também utilizado no pré-tratamento de efluentes de natureza orgânica (efluentes domésticos ou da indústria alimentar) para remoção de óleos e gorduras de origem vegetal e animal, com a designação de desengorduramento.
Em determinadas situações, a eficiência do processo pode ser otimizada com a utilização de um sistema de flotação com ar dissolvido (DAF - Dissolved Air Flotation) e de agentes químicos.
A Petrochem disponibiliza o seu know-how para a análise das situações e dimensionamento do equipamento adequado à função.
Filtração e adsorção
A filtração e a adsorção são operações unitárias muito importantes no afinamento da qualidade final da água resultante do tratamento químico dos efluentes.
A Filtração de sedimentos em meios filtrantes inertes permite a redução dos teores de sólidos suspensos totais e remoção de eventuais lamas que possam escapar da operação anterior de separação de fases sólido / água, seja por decantação ou por flotação.
A Adsorção de contaminantes dissolvidos: em sistemas de carvão ativado garante a remoção de traços residuais de óleos, solventes e tensioactivos, com consequente abaixamento dos teores de Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO) e Carência Química de Oxigénio (CQO).
A Petrochem disponibiliza o seu know-how para a análise das situações e dimensionamento dos equipamentos adequados à função.
Tratamento de Lamas
O tratamento de lamas é uma operação unitária essencial no processo do tratamento de águas industriais, permitindo a sua compactação e desidratação. Deste modo, é mais fácil e económica a remoção de lamas para aterro ou valorização posterior.
As lamas resultantes dos processos de coagulação e floculação têm de ser continuamente removidas tanto por processos de decantação como de flotação.
A Petrochem disponibiliza para cada uma destas situações os floculantes ou agentes coadjuvantes de filtração adequados a uma:
- Desidratação mais rápida;
- Melhor retenção de sólidos;
- Separação da lama mais eficaz.
O tratamento de lamas processa-se em três conjuntos principais de equipamentos, definidos e projetados de acordo com a natureza da lama e condicionamento químico aplicável:
- Filtros Prensa - Processo de separação líquido/sólido baseado na pressurização da lama para dentro de um conjunto de câmaras filtrantes. Cada ciclo de trabalho processa um volume máximo de sólidos;
- Filtros Banda - Processo de separação líquido/sólido, contínuo, baseado num sistema duplo de telas filtrantes comprimidas por rolos compressores, entre as quais é desidratada a lama;
- Centrífugas - Processo de separação líquido/sólido através do qual, e por efeito da aceleração centrípeta, as substâncias mais densas são separadas ao longo da direcção radial - ao longo do tubo.
A Petrochem disponibiliza o seu know-how para o dimensionamento e projecto de estações de tratamento de lamas de acordo com as necessidades do Cliente.