Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Desnitrificação

Os nitratos (NO3-) são considerados um contaminante relevante em águas superficiais e subterrâneas quando estas se destinam a consumo humano. São provenientes, na sua maioria, de fertilizantes aplicados na agricultura e/ou de contaminações de efluentes descarregados em água ou solo.

A legislação em vigor (DL nº 306/2007) estabelece para águas de consumo humano um limite máximo de 50 mg/L de NO3-.

 

A nossa solução

A solução da PETROCHEM para águas de consumo humano na redução/remoção de NO3- passa pelo tratamento físico-químico da água por troca iónica, processo semelhante ao processo de descalcificação, com diferença na natureza da resina utilizada. Este processo de desnitrificação recorre a resinas aniónicas fortes para efetuar a permuta de iões nitrato presentes na água por iões cloreto (Cl-) provenientes de uma solução de salmoura, previamente preparada.

O dimensionamento do equipamento está diretamente relacionado com a qualidade de água existente e quais os objetivos de qualidade de água a atingir.