Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Esterilização por Ultravioletas no Tratamento de Águas

Sistemas de Desinfeção da Água por UltravioletaA necessidade de garantir a desinfeção da água de consumo ou para contacto humano (piscinas, por exemplo) pode, em determinadas situações, entrar em conflito com o uso de agentes químicos desinfetantes à base de cloro, seja pela formação de compostos organoclorados, seja por incompatibilidade do uso de água clorada em determinadas situações hospitalares ou de produção alimentar.

O uso de cloro ou de um agente oxidante em piscinas é fundamental e insubstituível pela necessidade de manutenção de teores residuais de desinfeção. No entanto, a carga microbiana pode ser reduzida com recurso a lâmpadas UV.

 

A nossa solução

A PETROCHEM disponibiliza sistemas de Ultravioleta para aplicações residenciais e institucionais com dosagens de radiação da ordem dos (40 000 µW/cm2) que garantem a desinfeção da água a partir do ponto de aplicação. Devem, naturalmente, ser cumpridos os pressupostos de uma correta filtração e descalcificação (se aplicável) prévias.

No caso particular de piscinas, a PETROCHEM propõe sistemas com utilização de lâmpadas designadas de média pressão em que a dosagem de radiação normal é superior a 80 mJ/cm2 (80 000 µW/cm2). Este equipamento tem a vantagem de, para além da ação germicida, permitir uma ação de degradação fotoquímica sobre cloraminas e outras macromoléculas presentes na água.

Como consequência, haverá uma redução significativa de cloraminas presentes na água (originárias das vulgares irritações e cheiros “a cloro”) e, consequentemente, das necessidades de superclorações. Há dados que indicam alguma redução do consumo de água de reposição e do consumo de desinfetante.