Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Filtração no Tratamento de Águas

A presença de impurezas, partículas, areias, entre outros elementos suspensos na água pode causar problemas diversos, não só na qualidade da água (mau odor e sabor, coloração), assim como nos próprios circuitos e equipamentos (corrosão, incrustações) com consequentes avarias. A ausência de filtração destes elementos pode também afectar o bom funcionamento de outro tipo de equipamentos que sejam necessários para o tratamento prévio da água antes de ser reposta no respetivo circuito (por exemplo, sistemas de descalcificação ou desmineralização).

 

A nossa solução

Meios filtrantes

A PETROCHEM disponibiliza uma gama de soluções para filtração que vão desde:
  • Filtros de leito com meios filtrantes: estes filtros podem ser de diferentes tipos e têm um funcionamento manual ou com válvulas de controlo automático, consoante o tipo de carga, as condições de funcionamento e a qualidade da água. Os filtros de leito permitem a remoção de partículas em suspensão, ferro, cloro e coloração;
  • Cartuchos filtrantes: apresentam características variáveis, em função do material (fio bobinado em PP, PP expandido, malha lavável, entre outros), tamanho ou aplicação. O grau de filtração depende da dimensão dos poros, medida em microns (µm) e corresponde ao tamanho mínimo das partículas retidas;

A filtração é um processo físico que permite a melhoria da qualidade da água. O processo básico de filtração consiste na passagem de um fluxo de água através de um meio filtrante, seja uma malha, um leito de meio filtrante ou um sistema de membrana sob pressão, onde as partículas em suspensão fiquem retidas ou sejam desviadas. Este processo deve ser considerado como uma parte integrada do tratamento de água e utilizado em conjugação com outras operações.

Existe uma grande variedade de filtros e meios filtrantes. Em instalações domésticas ou comerciais, a solução mais comum é a aplicação de filtros de cartucho substituíveis.
 contacte-nos

 

Filtração por Sistemas de Membranas

Sistemas de Filtração por MembranasQuando se pretende obter uma água com baixa salinidade e ausência de micro-organismos para processos industriais específicos ou uma água potável a partir de água salobra ou salgada podem ser utilizados sistemas de filtração através de membranas com uso de altas pressões. Estas tecnologias são também aplicáveis em processos industriais de reaproveitamento e reutilização de águas de processo como, por exemplo, na indústria de tratamento de superfícies metálicas.

Para estes equipamentos, a PETROCHEM disponibiliza a solução integrada que inclui o projeto completo de equipamentos a instalar a jusante e montante do sistema desde filtros, centrais de bombagem e depósitos, bem como o sistema de controlo eletromecânico.

A filtração por membranas é um processo físico de separação de partículas através de membranas semipermeáveis. Existem 4 tipo de tecnologias, dependendo do tamanho das partículas/moléculas que têm que ser removidas:

  • Microfiltração - para partículas de dimensão superior a 0,1 µm;
  • Ultrafiltração – para um limite de utilização para partículas entre 0,1 - 0,01µm;
  • Nanofiltração – para o intervalo de 0,01 - 0,001 µm;
  • Osmose inversa - retém partículas com dimensões inferiores a 0,001 µm.