Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Operações Unitárias Químicas

Limpeza Química em Caldeiras
 
Gradeamento e Tamização
Decantação
Filtração e Adsorção
 SAIBA MAIS 
 IMG
 
Desinfeção e Oxidação
Coagulação e Floculação
Alcalinização e regularização de pH


 IMG  
Controlo de corrosão
Controlo de incrustação

 SAIBA MAIS 
Serviço 
Apoio Técnico in situ


 SAIBA MAIS 

Coagulação

A coagulação da água é uma operação unitária essencial no tratamento de águas para consumo humano, através da qual se garante a desestabilização das partículas coloidais contaminantes, preparando-as para eliminação nos processos seguintes (floculação, decantação ou filtração).
 
O processo de coagulação concretiza-se pela redução das forças de repulsão entre as partículas coloidais de carga negativa (por ação do hidróxido metálico do coagulante), promovendo a sua aglomeração ou coalescência, já com a carga neutralizada. No caso dos coagulantes orgânicos, a neutralização dos colóides de carga negativa é efetuada diretamente, resultando numa menor formação de lamas em relação ao processo clássico.
 
A Petrochem disponibiliza um conjunto de soluções para a coagulação da água.
SAIBA MAIS
 
 

Alcalinização e Regulação do pH

A regulação do pH é uma etapa essencial nos processos de desinfeção e de coagulação em tratamento de águas. 
 
A importância do pH no processo de desinfeção da água resulta do facto do processo de morte celular dos microrganismos ser mais rápido num intervalo de pH entre 7.2-7.4, desde que o potencial de oxi-redução seja superior a 650 mV.
 
No que respeita aos processos de coagulação, a correção de pH permite conferir as condições de alcalinidade necessárias à formação de hidróxidos do coagulante usado, fundamentais para a neutralização dos colóides.

A Petrochem disponibiliza um conjunto de soluções para a regulação do pH e alcalinidade.
SAIBA MAIS
 
 
 

Filtração e adsorção

A filtração e a adsorção são operações unitárias importantes no afinamento da qualidade da água para abastecimento de redes de água potável ou sistemas industriais.
 
A filtração de sedimentos em meios filtrantes inertes (areia calibrada, antracite, quartzite, entre outros), estáticos (cartuchos, discos e equivalentes) ou centrífugos (filtros hidro-ciclone, por exemplo) permite a redução dos teores de sólidos suspensos totais (argilas, por exemplo) e remoção de eventuais lamas que possam escapar da operação anterior de separação de fases sólido/líquido em ETAs (Estações de Tratamento de Águas).
 
A adsorção de compostos orgânicos (trihalometanos, por exemplo) e de cloro excessivo na água, após as fases de pré-oxidação, em sistemas de carvão ativado garante a correta aplicação e acção do desinfetante residual que mantém a sua potabilidade.
 
Para a remoção de compostos específicos como o ferro, manganês, nitratos e arsénico, utilizam-se sistemas de oxidação com resinas e meios filtrantes adequados.
 
A Petrochem disponibiliza o seu know-how para a análise das situações e dimensionamento do equipamento adequado à função.

PETROAIR-P

DESTAQUE DO MÊS
PETROAIR-P - Purificador do ar, desinfetante, desodorizante

Poderoso germicida aliado a agentes higroscópios eficazes no controlo de bactérias e fungos.
Detergente para lavagem de contentores do lixo - CHEM-FRESH  

Benefícios

 - Pronto a usar;
 - Não mancha nem descolora as superfícies;
 - Desodoriza e desinfeta espaços de grande dimensão;

Proporcionando um ambiente saudável.
SAIBA MAIS SOBRE O PETROAIR-P