'/>
Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Operações Unitárias Físicas

Limpeza Química em Caldeiras
 
Gradeamento e Tamização
Decantação
Filtração e Adsorção


 IMG
 
Desinfeção e Oxidação
Coagulação e Floculação
Alcalinização e regularização de pH
 SAIBA MAIS 
 IMG  
Controlo de corrosão
Controlo de incrustação

 SAIBA MAIS 
Serviço 
Apoio Técnico in situ


 SAIBA MAIS 

Gradeamento e Tamisação

Sistemas aplicados em situações de captação de água superficial em rios ou albufeiras, consistindo no uso de grades de limpeza mecânica ou manual e malhas com espaçamentos de 0,5-2 mm, respetivamente, com o objetivo de remover sólidos grosseiros para evitar entupimentos.

 

Decantação

Processo unitário típico em captações de grandes caudais em rios e albufeiras. Dimensionados com os devidos Tempos de Retenção Hidráulica (T.R.H.), os decantadores permitem a decantação de areias e lamas, com ou sem ajuda de químicos, permitindo a clarificação de água e preparando-a para as etapas seguintes do processo de tratamento.

 

Filtração e Adsorção

A filtração e a adsorção são operações unitárias importantes no afinamento da qualidade da água para abastecimento de redes de água potável ou sistemas industriais. A filtração de sedimentos em meios filtrantes inertes (areia calibrada, quartzite, antracite), estáticos (cartuchos, discos e de tela) ou centrífugos (hidrociclones) permite a redução dos teores de sólidos suspensos totais (argilas, por exemplo) e remoção de eventuais lamas que possam escapar da operação anterior de separação de fases sólido / líquido em Estações de Tratamento de Águas (ETA).

A adsorção de compostos orgânicos (trihalometanos, por exemplo) e de cloro excessivo da água, após as fases de pré-oxidação, em sistemas de carvão ativado, garante a correta aplicação e ação do desinfetante residual que mantém a sua potabilidade.

Para a remoção de compostos específicos como o ferro, manganês, nitratos e arsénico, são utilizados sistemas de adsorção à base de zeolites e resinas de permuta iónica.

A Petrochem disponibiliza o seu know-how para a análise das situações e dimensionamento do equipamento adequado à função.

 

Outras operações físicas