Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Condicionamento Químico no Tratamento de Águas de Caldeiras

 

 IMG  
Filtração
Descalcificação
Osmose Inversa
SAIBA MAIS 
Condicionamento Químico em Caldeiras
 
Inibição de corrosão e incrustações
Tratamento de condensados
Dispersão de lamas 


 Limpeza Química 
 Limpeza Pré-operação
Desincrustação

SAIBA MAIS 
Serviço de tratamento de águas de caldeiras 
Apoio Técnico in situ


SAIBA MAIS 

 

Condicionamento Multifuncional no Tratamento de Águas de Caldeiras

O tratamento de água de caldeiras de baixa e média pressão sugerido pela Petrochem, e especificamente orientado para cada cliente, previne o desenvolvimento de incrustações nas superfícies de transferência de calor, a corrosão e os arrastamentos em geradores de vapor e sistemas associados.
 
Estas soluções combinam incrementadores de pH, inibidores de incrustação e dispersantes.
 
Se por um lado, deve ser contrariada a formação de lamas, depósitos ou incrustações que tendem a fixar-se preferencialmente nas superfícies de transferência de calor, onde ficam duras e altamente aderentes, por outro, a alcalinização da água de caldeiras para valores de pH entre 10,5 e 12 é uma componente fundamental para a manutenção da estabilidade da película de magnetite, proteção primária de aço macio contra a corrosão.

saiba mais

 

Desoxigenação das Águas em Caldeiras de Vapor

Os tratamentos de desoxigenação das águas em caldeiras de vapor (baixa, média e alta pressão) sugeridos pela Petrochem, previnem o processo de corrosão por oxigénio, que conduz à formação de pontos de corrosão, normalmente designados por pitting.
 
Este processo de corrosão ocorre normalmente nos tanques de água de alimentação, no economizador, no ebulidor e na linha de vapor. Em situações de excesso de oxigénio dissolvido, as linhas de separação água/vapor do ebulidor podem ser afetadas. 
SAIBA MAIS
 
 
 

Tratamento de Condensados

O tratamento de condensados, neutralizando o gás carbónico com uma solução à base de aminas voláteis, impede a sua agressividade para com o ferro, o cobre e as suas ligas.
 
A monitorização da neutralização deve ser realizada por medição do pH dos condensados, que deverá situar-se no intervalo de 8,5–9,2. Complementarmente, deverá ser monotorizado o teor em aminas voláteis (0,1-0,8mg/L).
 
O tratamento de condensados impede:
  • A corrosão localizada do tipo pitting, causada pelo oxigénio;
  • A corrosão generalizada com diminuição de espessura das tubagens, provocada pelo gás carbónico;
  • Os efeitos sobre os equipamentos (exemplo: avarias nos purgadores de vapor).

 SAIBA MAIS 

 

Dispersão Química de Lamas em Caldeiras

O condicionamento químico e a dispersão de lamas formadas em caldeiras é fundamental para a otimização do regime de purgas e redução dos custos de exploração.

Desta forma, é conseguida uma deposição mais rápida e uma evacuação dos sólidos mais eficiente durante as purgas, reduzindo-se a sua frequência.
 
Como consequências diretas do condicionamento químico de lamas, serão reduzidos os consumos de água, de combustível e as trocas calóricas manter-se-ão eficientes.
 
O uso de dispersante deve ser acompanhado de um programa integrado de tratamento da caldeira, com complexantes de dureza e desoxigenadores.
 SAIBA MAIS 
 
 

Proteção de Caldeiras Paradas

Uma caldeira parada está sujeita a processos de corrosão graves se a sua paragem não for devidamente planeada e executada.
 
A proteção de caldeiras paradas pode ser conseguida através do Método de Conservação a Seco em paragens prolongadas ou através do Método Húmido, para períodos de paragem curtos. Neste último caso, em que a caldeira se mantém totalmente repleta de água, é importante manter a proteção química nos seus mais elevados níveis.
 

PETROAIR-P

DESTAQUE DO MÊS
PETROAIR-P - Purificador do ar, desinfetante, desodorizante

Poderoso germicida aliado a agentes higroscópios eficazes no controlo de bactérias e fungos.
Detergente para lavagem de contentores do lixo - CHEM-FRESH  

Benefícios

 - Pronto a usar;
 - Não mancha nem descolora as superfícies;
 - Desodoriza e desinfeta espaços de grande dimensão;

Proporcionando um ambiente saudável.
SAIBA MAIS SOBRE O PETROAIR-P