Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Tratamento da Água de Alimentação da Caldeira

 

 IMG  
Filtração
Descalcificação
Osmose Inversa


Condicionamento Químico em Caldeiras
 
Inibição de corrosão e incrustações
Tratamento de condensados
Dispersão de lamas 
SAIBA MAIS 
 Limpeza Química 
 Limpeza Pré-operação
Desincrustação

SAIBA MAIS 
Serviço de tratamento de águas de caldeiras 
Apoio Técnico in situ


SAIBA MAIS 

 

Sistema de Filtração da Água da Alimentação de Caldeiras

Filtração da Água de Alimentação da Caldeira

Normalmente, a água de alimentação de uma caldeira consiste numa proporção de condensados recuperados do processo de geração de vapor, misturados com água fresca de reposição. Esta água fresca pode ter diferentes proveniências, por exemplo, de captações de furos de águas superficiais ou do sistema de abastecimento público.

A água de reposição utilizada nestes circuitos pode transportar partículas contaminantes que se encontram em suspensão. A sua entrada nos circuitos aumenta a possibilidade de se verificarem deposições de sedimentos e, também, a formação de complexos salinos nas superfícies metálicas, que para além de contribuírem para a diminuição da eficiência térmica, promovem ainda fenómenos de corrosão.

A instalação de um sistema de filtração na água de reposição de caldeiras permite as seguintes vantagens:

  • Melhoria da qualidade da água pela diminuição de sólidos suspensos totais (S.S.T.);
  • Drástica diminuição de manutenção e limpeza das caldeiras;
  • Otimização do uso de químicos.

 saiba mais

 

Descalcificação da Água de Reposição de Caldeiras

Sistemas de Descalcificação na Água de ReposiçãoAs incrustações que podem surgir no interior das caldeiras resultam das impurezas (sedimentos, partículas em suspensão, sais e sílica) presentes na água e que durante a operação do equipamento vão precipitar nas superfícies metálicas. Os fenómenos de evaporação que ocorrem no interior das caldeiras promovem o aumento da sua concentração.

A deposição dos precipitados cristalinos nas superfícies metálicas resulta em problemas de operação e manutenção:

  • Diminuição da capacidade de permuta térmica nos tubulares da caldeira;
  • Criação de pontos de sobreaquecimento nas tubagens que vão contribuir para a fragilização dos materiais metálicos.

As incrustações formadas nos sistemas de produção de vapor devem-se, preferencialmente, à existência de sais de cálcio e magnésio, que são menos solúveis a elevadas temperaturas e, também, à presença de sílica acima de determinados limites.

A instalação de sistemas de descalcificação na água de reposição permite a remoção de iões cálcio e de magnésio, através da passagem da água por um leito de resinas de permuta iónica.

O uso da descalcificação nos sistemas de geração de vapor tem as seguintes vantagens:

  • Redução de custos energéticos (consumo de combustíveis) pela melhor permuta térmica;
  • Diminuição dos custos de manutenção e limpeza das caldeiras;
  • Otimização do uso de soluções químicas.

   SAIBA MAIS 

 

Osmose Inversa no Tratamento de Águas de Alimentação

Sistema de Osmose Inversa no Tratamento da Água de AlimentaçãoNos sistemas de produção de vapor pode ser necessário atingir níveis muito reduzidos de sais no abastecimento da água de reposição, sendo aconselhável uma desmineralização mais efetiva da água.

Um sistema de descalcificação não tem capacidade para garantir a desmineralização da água quando se pretende uma qualidade ótima de vapor produzido. Desta forma, é necessário recorrer a um sistema de osmose inversa.

A qualidade da água obtida por osmose inversa permite obter água com condutividade muito reduzida e com baixos teores de sílica e outras partículas em suspensão.

A osmose inversa providencia uma solução que apresenta as seguintes vantagens:

  • Redução de custos energéticos (consumo de combustíveis) pela melhor permuta térmica;
  • Diminuição do volume de purgas realizadas nos circuitos;
  • Otimização do uso de químicos. 

   SAIBA MAIS 

 

 

 

 

 

AIRTOP® SPRAY Desinfetante do ar

DESTAQUE DO MÊS

Poderoso bactericida, fungicida e virucida

AIRTOP® é um poderoso biocida com eficácia testada, comprovada e certificado na ação bactericida, fungicida e virucida em suspensão no ar. Pode também ser comercializado em líquido (jerrican de 10L e 25L).

AIRTOP® é a solução a aplicar em todos os locais onde se pretenda a desinfeção do ar e superfícies, eliminação de maus cheiros, de bactérias, fungos e vírus.

Utilizado com grande frequência na higienização de ar condicionado, desinfeção de filtros de ar, condensadores e todos os equipamentos de ar condicionado, AIRTOP® apresenta eficácia comprovada e certificada no combate à bactéria Legionella Pneumophila.

A sua pulverização de longo alcance dispersa micropartículas responsáveis pela eliminação eficaz de bactérias, fungos e vírus em suspensão no ar e nas superfícies.

  SAIBA MAIS SOBRE O AIRtop SPRAY