Condicionamento Químico
Tratamento multifuncional
A inibição química da corrosão e da incrustação, aliada ao correto pré-tratamento da água de compensação, é fundamental em circuitos fechados de arrefecimento e aquecimento, garantindo o bom funcionamento e a eficiência energética dos equipamentos das linhas de produção.
O ajuste da alcalinidade é uma das técnicas utilizadas para corrigir a tendência corrosiva de algumas águas consideradas mais leves e ligeiramente ácidas. Nesse sentido, este ajuste permite a necessária estabilidade química, avaliada tanto pelo Índice de Saturação de Langelier (LSI), como pelo Índice de Estabilidade de Ryznar (RSI).
Nos circuitos fechados o tratamento químico inicial da água é muito importante e deve ser complementado com o doseamento, proporcional ao caudal de reposição, do produto de tratamento.
Inibição de corrosão
A inibição química da corrosão, aliada ao correto pré-tratamento da água de compensação, são fundamentais em circuitos fechados de arrefecimento e aquecimento, garantindo o bom funcionamento, a longevidade e a eficiência energética dos equipamentos das linhas de produção.
Nos circuitos fechados, o tratamento químico inicial da água é muito importante e deve ser complementado com o doseamento, proporcional ao caudal de compensação, do produto de tratamento.
Em circuitos fechados não sujeitos a contaminações e com pré-tratamento adequado da água de compensação, o uso de inibidores de corrosão multimetálicos de ação passivante, nas concentrações adequadas, é suficiente para uma proteção ótima dos sistemas.
Dispersão de sais
A dispersão química de sais e sólidos é uma componente fundamental dos programas de tratamento de águas em circuitos industriais. Em situações de elevada presença de sais e sólidos dissolvidos ou em suspensão, em particular ferro, outros metais, lamas orgânicas e inorgânicas, pode ser necessária uma ação de dispersão suplementar.
Controlo biológico
O controlo biológico em circuitos fechados não deve ser descurado e deve haver uma monitorização regular do nível de contaminação.
É essencial para prevenção do desenvolvimento de crescimentos bacterianos, traduzidos em biofilmes responsáveis por entupimentos, corrosão e redução da capacidade da permuta de calor.
Tratamento anti-congelante
A proteção anticongelante permite a fluidez da água do circuito de refrigeração em situações de exposição a temperaturas ambientais muito baixas (inferiores a 0° C), reduzindo o seu ponto de solidificação.
Evitar o congelamento do fluido de refrigeração permite a manutenção do bom funcionamento do sistema, evitando paragens de produção e avarias por quebra dos equipamentos (quebra de painéis solares, tubos de aerorefrigeradores e permutadores de chillers).
As formulações Petrochem com ação anticongelante são enriquecidas com antiespumas e um conjunto de inibidores de corrosão que permitem a proteção anticorrosiva em circuitos fechados multimetálicos.
Contacte-nos hoje mesmo: