Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Operações Unitárias Físicas

 IMG
 
 Separação de hidrocarbonetos
Filtração / Adsorção
Tratamento de Lamas


 IMG
 
 Oxidação
Coagulação / Floculação
Estab. de pH / Precip. de metais pesados
 SAIBA MAIS 
 IMG  
Apoio Técnico in situ


 SAIBA MAIS 

Separação de hidrocarbonetos

A separação de hidrocarbonetos é uma operação unitária da natureza essencial no tratamento de efluentes que permite a remoção prévia de frações oleosas mais leves presentes no efluente, preparando-o para os processos seguintes de depuração de natureza química ou biológica.
 
O processo é muito utilizado na indústria do petróleo, postos de abastecimento, oficinas mecânicas e outras atividades que utilizam óleos e combustíveis. O mesmo conceito é também utilizado no pré-tratamento de efluentes de natureza orgânica (efluentes domésticos ou da indústria alimentar) para remoção de óleos e gorduras de origem vegetal e animal, com a designação de desengorduramento. 
 
Em determinadas situações, a eficiência do processo pode ser otimizada com a utilização de um sistema de flotação com ar dissolvido (DAF - Dissolved Air Flotation) e de agentes químicos.
 
A Petrochem disponibiliza o seu know-how para a análise das situações e dimensionamento do equipamento adequado à função.
 
 

Filtração e adsorção

A filtração e a adsorção são operações unitárias muito importantes no afinamento da qualidade final da água resultante do tratamento químico dos efluentes.
 
A Filtração de sedimentos em meios filtrantes inertes permite a redução dos teores de sólidos suspensos totais e remoção de eventuais lamas que possam escapar da operação anterior de separação  de fases sólido / água, seja por decantação ou por flotação.
 
A Adsorção de contaminantes dissolvidos: em sistemas de carvão ativado garante a remoção de traços residuais de óleos, solventes e tensioactivos, com consequente abaixamento dos teores de  Carência Bioquímica de Oxigénio (CBO) e  Carência Química de Oxigénio (CQO). 
 
A Petrochem disponibiliza o seu know-how para a análise das situações e dimensionamento  dos equipamentos adequados à função.
 
 

Tratamento de Lamas

O tratamento de lamas é uma operação unitária essencial no processo do tratamento de águas industriais, permitindo a sua compactação e desidratação. Deste modo, é mais fácil e económica a remoção de lamas para aterro ou valorização posterior.
As lamas resultantes dos processos de coagulação e floculação têm de ser continuamente removidas tanto por processos de decantação como de flotação.
A Petrochem disponibiliza para cada uma destas situações os floculantes ou agentes coadjuvantes de filtração adequados a uma:

  • Desidratação mais rápida;
  • Melhor retenção de sólidos;
  • Separação da lama mais eficaz.

O tratamento de lamas processa-se em três conjuntos principais de equipamentos, definidos e projetados de acordo com a natureza da lama e condicionamento químico aplicável:

  • Filtros Prensa - Processo de separação líquido/sólido baseado na pressurização da lama para dentro de um conjunto de câmaras filtrantes. Cada ciclo de trabalho processa um volume máximo de sólidos;
  • Filtros Banda - Processo de separação líquido/sólido, contínuo, baseado num sistema duplo de telas filtrantes comprimidas por rolos compressores, entre as quais é desidratada a lama;
  • Centrífugas - Processo de separação líquido/sólido através do qual, e por efeito da aceleração centrípeta, as substâncias mais densas são separadas ao longo da direcção radial - ao longo do tubo.

A Petrochem disponibiliza o seu know-how para o dimensionamento e projecto de estações de tratamento de lamas de acordo com as necessidades do Cliente.


Decapante para soldaduras de Inox - PETROCAPE®-SP

DESTAQUE DO MÊS

Decapante para soldaduras de Inox - PETROCAPE®-SP

PETROCAPE®-SP é uma mistura de ácido nítrico e fluorídrico em elevada concentração, ideal para a limpeza química de cordões de soldadura de aços inox.
 
Aplicação prática, com trincha ou pincel, sem qualquer diluição,
sobre todos os tipos de inox
 SAIBA MAIS SOBRE O PETROCAPE-SP