Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies Aceitar

Operações Unitárias Químicas no Tratamento de Efluentes Urbanos e Industriais

 IMG
 
 Separação de hidrocarbonetos
Filtração / Adsorção
Tratamento de Lamas
 SAIBA MAIS 
 IMG
 
 Oxidação
Coagulação / Floculação
Estab. de pH / Precip. de metais pesados


 IMG  
Apoio Técnico in situ


 SAIBA MAIS 

 

Oxidação para tratamento de efluentes industriais

A oxidação pode ser utilizada no tratamento de efluentes para eliminação de odores fétidos, redução de carga orgânica, melhoria de processos de coagulação e ainda como forma de controlar  a sua carga microbiológica.
 
A Petrochem disponibiliza duas soluções base para a oxidação de efluentes industriais:
  • PETRAQUA-OX – Forte oxidante com caraterísticas promotoras da coagulação. Evita o aparecimento de compostos clorados perigosos. Aplicável na pré-oxidação de efluentes industriais de natureza orgânica e de efluentes urbanos a partir de Estações Elevatórias de esgotos. Excelente estabilizador da manta de lamas em sistemas de flotação.
  • PETRAQUA 660 - Desinfetante à base de oxigénio activo estabilizado. A sua aplicação em esgotos hospitalares ou urbanos permite a redução das cargas patogénicas sem formação de subprodutos tóxicos, de acordo com as Recomendações para a Gestão de Águas Residuais Hospitalares (Caderno DGIES Nº 5).
Para uma otimização da aplicação destas soluções, a Petrochem fornece equipamentos de controlo e dosagem.
 
 

Coagulação para tratamento de águas industriais

A coagulação da água é uma operação unitária essencial no tratamento de águas industriais, tanto no tratamento de águas recirculantes como de efluentes industriais, através da qual se garante a desestabilização das partículas coloidais contaminantes, preparando-as para eliminação nos processos subsequentes de floculação, decantação ou filtração.
 
A Petrochem disponibiliza um conjunto de soluções para a coagulação da água:
  • CHEMFLOC-P – Coagulante inorgânico de grande eficiência, reduzida influência no pH e gerador de baixos níveis de alumínio residual.
  • COAGULANTES ORGÂNICOS – polímeros sintéticos de natureza catiónica disponíveis para aplicações específicas.

O processo de coagulação concretiza-se pela redução das forças de repulsão entre as partículas coloidais de carga negativa, por ação do hidróxido metálico do coagulante, promovendo a sua aglomeração ou coalescência, já com a carga neutralizada.
 
No caso dos coagulantes orgânicos, a neutralização dos colóides de carga negativa é efetuada diretamente, resultando uma menor formação de lamas do que no processo clássico.
 
Para otimização da aplicação destas soluções, a Petrochem disponibiliza bombas doseadoras, contadores volumétricos e caudalímetros eletromagnéticos. 
 

 

Floculação da água

A floculação é uma operação unitária essencial no tratamento de águas industriais, tanto para águas recirculantes como para efluentes industriais, através da qual se garante a agregação, em flocos com maior tamanho, das partículas coloidais contaminantes previamente coaguladas.
 
Estes flocos garantem uma separação de fase (líquido/sólido) mais rápida e eficiente, tanto por processos de decantação como de flotação.
 
Os floculantes são substâncias químicas orgânicas - poliacrilamidas ou poliaminas - de cadeias mais ou menos longas, com elevado peso molecular com caraterísticas diversas em função da aplicação:
  • Aniónicos – carregados negativamente – Geralmente utilizados na floculação das reacções clássicas de coagulação/floculação de efluentes industriais.
  • Catiónicos – carregados positivamente - Geralmente utilizados nos processos de desidratação de lamas primárias e secundárias em sistemas biológicos.
  • Não iónicos – sem carga - Geralmente utilizados com coagulantes metálicos para promoverem a ligação entre os colóides, a fim de desenvolver flocos maiores e mais resistentes.
A Petrochem disponibiliza o seu know-how para a correta definição do produto a utilizar em cada situação.

 

Estabilização de pH

A estabilização do pH é uma operação unitária essencial no tratamento de efluentes industriais, quer pela definição do ponto de solubilidade mínima da curva de precipitação dos metais pesados, quer pela sua influência nos processos de coagulação, formação de floco e reforço de lamas.
 
O ajuste do pH final do efluente tratado é também relevante para o respeito da legislação em vigor e para a proteção ambiental.
Juntamente com outros coadjuvantes de precipitação e desidratação de lamas que poderão ser indicados pelo nosso Departamento Técnico, a Petrochem pode fornecer:
  • CHEM-CONTROL (+) – Solução aquosa de elevada alcalinidade para incrementar o pH.
  • CHEM-CONTROL AP – Solução aquosa para elevar a alcalinidade do efluente.
  • HIDRÓXIDO DE CÁLCIO – Regulador de pH e coadjuvante nos processos de decantação e filtração de lamas.

Para otimização da aplicação destas soluções, a Petrochem disponibiliza bombas doseadoras, contadores volumétricos e caudalímetros eletromagnéticos. 

 

Biocida para diesel e biodiesel - B-DIESEL

DESTAQUE DO MÊS

B-DIESEL - Elimina e previne a presença de microrganismos em biodiesel/diesel

O B-Diesel é um biocida dispersante que pode ser adicionado diretamente nos tanques ou na linha de enchimento.

Elimina e controla a deterioração microbiana, nomeadamente em:

Produto Biocida notificado na Direção Geral de Saúde (DGS), para os tipos de produto:

TP2 -Desinfetantes e algicidas não destinados a aplicação direta em seres humanos.

 TP6 -Conservantes para produtos durante o armazenamento

   SAIBA MAIS SOBRE O B-DIESEL